Notícias

Evento Coração na Boca com a EB2,3 Rainha Santa Isabel

No dia 18 de Maio de 2011, das 14.30 às 16.30, decorreu um evento de sensibilização sobre Relações Amorosas, integrado na Actividade “Coração na Boca” do Projecto Trampolim em articulação com a Escola EB 2,3 Rainha Santa Isabel (Agrupamento de Escolas da Pedrulha).

Em primeiro lugar, foi apresentado um Teatro do Oprimido, baseado no tema Violência no Namoro, realizado pelo grupo de teatro do Projecto Trampolim.

Seguidamente, foi apresentado o Blogue, por uma das jovens que colabora na construção do mesmo, criado pelas jovens que participam habitualmente na actividade “Coração na Boca”.

Por último, foi realizado, com todos os presentes no evento, um debate com base no texto “A lição dos Gansos”, com o objectivo de abordar aspectos essenciais das relações interpessoais.

Evento de divulgação do blogue “Coração na Boca” no Parque Nómada

No âmbito da actividade “Coração na Boca”, o Projecto Trampolim promoveu, no dia 26 de Setembro de 2011, mais um evento de divulgação do seu blogue. Este evento realizou-se no Centro de Estágio Habitacional da Câmara Municipal de Coimbra, mais conhecido por Parque Nómada, tendo como principais objectivos:

– Dar a conhecer o blogue “Coração na Boca”;

– Promover a aquisição de conhecimentos acerca do fenómeno da violência dentro das relações amorosas;

– Desenvolver competências para saber reconhecer situações íntimas abusivas e gerir uma situação de violência.

No sentido de concretizar estes objectivos, o evento de divulgação do blogue foi estruturado em dois momentos distintos: no primeiro momento procedeu-se à apresentação do blogue “Coração na Boca” e no segundo procurou-se debater o tema da “Violência nas Relações”.

De salientar que o blogue “Coração na Boca” constitui um recurso pedagógico no domínio da Sexualidade, pelo que pode ser utilizado em vários contextos no âmbito de acções de intervenção na área da Educação para a Saúde Sexual e Reprodutiva.

Trampolim promove  evento de divulgação do blogue “Coração na Boca” na Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis

O blogue “Coração na Boca”, que está a ser desenvolvido pelo Projecto Trampolim, tem como principal objectivo promover a vivência de uma sexualidade mais responsável e saudável por parte dos jovens através da divulgação de informação no domínio da Sexualidade, abordando temas tão diversificados como as relações afectivas, o corpo, os métodos contraceptivos e as doenças sexualmente transmissíveis.

Trata-se, portanto, de um espaço de comunicação e de partilha de experiências, que pode ser utilizado pelos jovens para esclarecer dúvidas e aprender mais sobre saúde sexual e reprodutiva.

No sentido de dar a conhecer o trabalho desenvolvido ao nível da Educação para a Saúde, o Projecto Trampolim tem vindo a realizar alguns eventos de divulgação do blogue.

No dia 25 de Outubro  decorreu na Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinisde uma acção de divulgação. Este evento contou com a presença de 17 alunos do 9º A, os quais tiveram oportunidade de conhecer a estrutura do blogue “Coração na Boca”, os seus principais conteúdos, bem como explorar melhor o tema “Violência nas Relações”. Após uma breve apresentação, em que foi abordado o conceito de maus-tratos, os diferentes tipos de abuso, as causas da violência nas relações e formas de lidar com uma situação de vitimação, promoveu-se um debate entre os alunos. Estes demonstraram muito interesse pelo tema e participaram activamente na discussão, colocando questões e expressando a sua opinião, o que proporcionou uma troca de ideias bastante proveitosa para todos.

Trampolim divulga blogue “Coração na Boca” junto dos destinatários do Projecto

No dia 16 de Novembro de 2011, o Projecto Trampolim realizou mais um evento de divulgação do blogue “Coração na Boca”. Este evento teve lugar na sala do Ingote, após a Assembleia de Jovens e teve como público-alvo os destinatários do Projecto que frequentam outras actividades.

O objectivo principal foi envolver um maior número de jovens na dinamização do blogue “Coração na Boca”. Por isso iniciou-se o evento com a apresentação do blogue, tendo sido mostrado a sua estrutura e respectivos conteúdos. Posteriormente, aprofundou-se um dos temas abordados no blogue, sendo escolhido o das “Infecções Sexualmente Transmissíveis” (IST’s), no intuito de informar os jovens sobre os riscos associados a práticas sexuais desprotegidas. Após a análise e discussão do tema, realizou-se uma dinâmica de grupo, a fim de facilitar a compreensão sobre o modo de transmissão das IST’s, realçando-se, durante o debate, a questão da prevenção.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s