Métodos Naturais

Os métodos naturais baseiam-se na determinação do momento de ovulação da mulher através de diversas técnicas de observação e na abstenção de relações sexuais completas ou durante o período fértil. São menos eficazes que os métodos não naturais.
Entre os métodos naturais, podemos referir os seguintes: Método do coito interrompido, Método das temperaturas, Método de Ogino ou do calendário e Método de Billings ou do muco cervical.

□ Método do coito interrompido

Neste método o homem retira o pénis da vagina antes da ejaculação. A sua eficácia é baixa dado que nas gotas de líquido pré-ejaculatório pode haver espermatozóides que fiquem na vagina antes da interrupção da relação sexual.

□ Método das temperaturas

Este método baseia-se na medição da temperatura basal do corpo da mulher, a qual varia durante o seu ciclo menstrual, sendo mais elevada a seguir à ovulação. A reduzida eficácia deste método reside no facto de poderem existir oscilações de temperatura sem serem devidas à ovulação.

□ Método de Ogino ou do calendário

Este método tenta determinar o período fértil da mulher através de uma contagem dos dias de duração de um ciclo menstrual. Este método é relativamente eficaz se a mulher for regular.

□ Método de Billings ou do muco cervical

Este método consiste na observação regular do muco cervical (secreção normal produzida pelo colo do útero), que muda consoante o grau de fertilidade. No entanto, outros factores podem afectar o padrão normal de secreções da mulher, pelo que este método é pouco confiável.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s